quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Reserva Sapiranga























Reserva Sapiranga;

A Reserva Sapiranga foi criada em 1999 para proteger a diversificada fauna e flora da região, sendo o habitat natural de diferentes espécies de flores e plantas nativas, como orquídeas e bromélias.Sapiranga, a cerca de 3 km de Praia do Forte, seguindo pela Linha Verde. São 600 hectares de mata secundária, totalmente preservada, com espécies raras de fauna e flora.

Existem varios tipos de trilhas como :A trilha da Gameleira, como sugere o nome,  árvore sagrada do candomblé e que serve de habitat ao bicho-preguiça. A trilha da Espera era ponto favorito de caça, hoje proibida em nome da preservação das espécies. A trilha da Correderia ou Tapagem dá acesso às corredeiras do Rio Pojuca, com direito à travessia do rio rodeado de ilhas fluviais e árvores nativas. Na trilha das Sete Pontes, pode-se observar os nativos coletarem o pescado nos tradicionais "jiquis" (armadilhas feitas de cipó). Na trilha da Gamboa, o visitante pode desfrutar de um banho relaxante nas águas do Pojuca, em meio à Floresta Atlântica, habitat de micos, bichos-preguiças, tamanduás e lontras. A trilha das Bromélias leva até um lindo jardim, repleto de bromélias, e à nascente do Rio Sapiranga, que dá nome à Reserva. Há, ainda, a trilha da Roça, passando pelos cultivos de subsistência da comunidade local.
Ainda de acordo com Torezani, a Reserva Ecológica da Sapiranga possui uma grande extensão de Mata Atlântica bem preservada, por isso tem desempenhado papel importante para as ações do Cetas Chico Mendes. “Recentemente, também recebemos da reserva a doação de várias mudas de espécies nativas, as quais serão plantadas na área do Cetas e algumas dentro do novo recinto dos jabutis, onde, quando crescerem, fornecerão abrigo e frutos aos animais”.
Fauna – Na fauna local são observadas diversas populações de curiosos e territorialistas micos do tufo branco, intrigantes e misteriosos bichos-preguiça de-coleira em meio à trilha sonora consagrada por pássaros como surucuás e sabiás. Entre as serpentes, robustas jibóias, mico-estrela, o tamanduá, bicho-preguiça, 40 espécies de pássaros,e ágeis jararacuçus interagem com anfíbios que chegam a medir menos de uma polegada.
Flora – A vegetação da Reserva da Sapiranga é formada, em quase sua totalidade, por fragmentos de floresta ombrófila densa em estágios de médio a avançado de regeneração, ou seja, em processo de recuperação natural, pois os desmatamentos voltados principalmente à agricultura e à pastagem tiveram início no século 16. Atualmente seu uso é restrito e protegido. As atividades desenvolvidas na reserva são, eminentemente, de cunho ecoturístico e educacional. Se encontra orquídeas, bromélias, ipê amarelo, sucupira, maçaranduba, mangueiras, jaqueiras, dendezeiros e coqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário